16.11.08

Pegaram o Nietzsche pra Cristo

Incrível como pessoas que já foram divertidas e inteligentes podem se tornar seres mal humorados quando se convertem e resolvem defender sua cambaleante fé. Um texto muito bem escrito e muito bem humorado sobre personagens bíblicos fez com que um amigo achasse que eu deveria saber algumas "verdades" sobre Nietzsche!

Primeiro, eu me pergunto (e, desculpe mãe, mas vou ter que usar aquela palavra chula novamente): O QUE TEM O CU A VER COM AS CALÇAS? Ou melhor, O QUE TEM O NIETZSCHE A VER COM AS CALÇAS? Certamente meu amigo achou que já que eu enviei um texto que "ofende" o Deus dele, ele também deveria ofender o meu. Acontece que eu não idolatro Nietzsche (não como ele idolatra o tal do Jesus) e sei muito bem que a vida de Nietzsche foi uma bela merda. Qualquer pessoa que realmente já tenha lido mais de um livro do Nietzsche sabe que ele foi infeliz. E o queco? Eu, por acaso, escolho os livros que vou ler baseada na quantidade de alegria inerente à vida do autor? Ou no quanto aquele autor pode ser um exemplo de para mim?

O problema é que meu amigo, querendo defender a sua fé, quis atacar um de meus autores favoritos, achando que eu ficaria ofendida assim como ele se ofende ao ler que Jesus foi sacana em secar a figueira. Alguns cristãos acham que humanistas e ateus são ferrenhos defensores de seus autores preferidos. Eles acham que somos tão cegos para os defeitos de nossos livros favoritos assim como eles são cegos para os defeitos do seu Livro Sagrado! É porque não entendem que eu não preciso seguir ninguém, não preciso me espelhar na conduta de ninguém e muito menos preciso defender um cara que eu nem conheci! (Mas ao menos eu sei que ele existiu.) Não importa o quão difícil, tortuosa ou infeliz tenha sido a vida de meus autores favoritos. Isso não tira (e talvez até aumente) o brilho do que eles escreveram.

Juliana Dacoregio, no blog Heresia Loira.

Leia +

3 comentários:

Anônimo disse...

A referida menina, que tanto aparece por aqui, na verdade nunca foi cristã. O que ela sempre quis mesmo foi aparecer! Por uma série de circunstâncias entendeu que metendo laço nos crentes (um nicho de grande crescimento hoje) e no evangelho ela poderia conseguir o intento. E conseguiu! Inteligência não desculpa segundas intenções. E ainda tem gente que faz coro. Claro, está na moda deixar que batam a vontade! Nessa eu não embarco.

F. B. Goulart

Pavarini disse...

Fabiano querido,

Penso que os textos da Juliana "aparecem" por outros motivos, em especial pela pertinência dos temas e em função da agudez da pena.

No início do excelente Fé e descrença (Mundo Cristão), Ruth Tucker propõe: "Meu desafio para os crentes é levá-los a entender melhor os que não crêem - sobretudo aqueles que abandonaram a fé - e levá-los a escutar atentamente as histórias deles e a responder com honestidade e sensibilidade".

Apelo aceito... c/ ouvidos, coração e braços abertos p/ pelo menos 20 milhões de ovelhas que deixaram o rebanho verde-amarelo nos últimos anos.

abraços

berna disse...

Duralex, sed lex.

Tenho que respeitar o direito de livre expresão dos outros, cada um acredita em quem quiser.

Blog Widget by LinkWithin