1.12.08

Max responde (38)

Minha empresa contratou um diretor de inteligência de marketing. Nunca tínhamos ouvido falar em tal cargo. Isso quer dizer que, durante décadas, só houve burrice em marketing? – W.T.

Pense na Bolsa de Valores. É possível obter uma infinidade de dados numéricos sobre o comportamento das ações. Mas os grandes investidores vão além dos números que estão à disposição do público. Eles possuem outras fontes de informação, não acessíveis aos aplicadores leigos. A mesma coisa ocorre em marketing. Por meio de pesquisas, podem ser levantados todos os dados factuais. Mas uma decisão estratégica, para ser bem tomada, requer mais que isso. Há informações úteis que podem ser descobertas em publicações, ou nos contatos pessoais com clientes e especialistas. Dependendo de como você queira enxergar a situação, um profissional de inteligência de marketing é antenado. Ou, então, é alguém que passa o tempo lendo e conversando. Essa prodigalidade de novos títulos corporativos foi bem definida por um colega meu, o Sizenando, ao dizer que “operador de equipamentos injetores de fluidos automotivos” impressiona bem mais que “frentista”.

Sou (fui) vendedor de uma concessionária de veículos. Em setembro, vendemos 230 unidades. Em outubro, 116. Foi o suficiente para que houvesse um corte, e eu fui o escolhido, por ser o vendedor com menos tempo de casa. Isso é justo? – P.R.D.

Não. Mas é um critério. Há empresas que, quando precisam fazer cortes para se adequar a uma nova realidade do mercado, demitem primeiro os solteiros. Há até algumas (bem poucas) que demitem funcionários eficientes, porque sabem que eles encontrarão emprego mais facilmente. E há outras que demitem quem tem menos tempo de casa, porque o custo da demissão é mais baixo. Esse foi o critério adotado por sua empresa.

O que é supply chain? Como se diz isso em português? – V.F.
Varia conforme a empresa. Naquelas em que supply chain tem maior peso, é a junção das funções de compras, logística interna e externa, e desenvolvimento de novos fornecedores. Um gestor de supply chain cuida de todo o fluxo produtivo, exceto a fabricação em si. É uma função importante, que vem crescendo no mercado. O profissional em questão poderia ser chamado de “gerente de cadeia de suprimento”, tradução literal da expressão. Mas, em tupiniquim, gerente de cadeia não soa lá muito prestigioso.

Como está o mercado de trabalho para zootécnicos? – N.B.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (dados de 2005), existem cerca de 6.800 zootecnistas (esse é o termo) atuantes no Brasil. Outra pesquisa, do Inep, afirma que há 53 cursos de Zootecnia no país. O total de matrículas anuais chega quase a 8 mil (150 alunos por curso, em média), mais que a quantidade de zootecnistas exercendo a profissão. Mas o número de formandos é pouco superior a 800 por ano (15 por curso). De cada dez que começam, nove desistem antes da conclusão. Esse é um sinal de que ou o mercado ainda é bem restrito ou de que há cursos em demasia.

Sou jornalista. Não consigo emprego em jornais e revistas. Tentar uma assessoria pela internet seria uma opção? – S.T.

Sem dúvida seria, a julgar pela quantidade de notícias que recebo diariamente de assessorias de comunicação. O IBGE divulgou que 5% dos brasileiros lêem jornal diariamente e 9% lêem uma revista quinzenalmente. Somados, os dois números são 30% inferiores ao de pessoas com acesso regular à internet. Das três categorias, a internet é a que vem apresentando maiores taxas de crescimento.

Max Gehringer, na revista Época.

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin