Como lidar com um chefe que me elogia pela frente e me critica pelas costas? – S.G.
Seu chefe está terceirizando as críticas. Pode ser por insegurança dele, ou – o que é mais provável – talvez você tenha demonstrado baixa receptividade a críticas em ocasiões anteriores. Mas o fato é que a crítica chegou até você. Se seu chefe não adota o mesmo procedimento em relação a seus colegas, esqueça a forma usada e se concentre na mensagem que foi passada. E, na próxima vez que seu chefe lhe fizer um elogio, peça a ele sugestões para que você possa melhorar ainda mais. Essa atitude poderá restaurar a linha direta de comunicação entre vocês, que foi quebrada em algum momento.
Sei que é triste ser vitimado por um corte de pessoal. Mas fui instado a apresentar um programa dessa natureza a meu diretor. Devido à crise, preciso eliminar 10% de meu quadro de subordinados. O que devo levar em consideração para ser justo? – L.B.
Sugiro que você reúna sua equipe antes que os boatos se espalhem, explique sua impossibilidade de contrariar a ordem recebida e apresente o método que você adotará para definir as dispensas. Não use critérios subjetivos, porque, além de difíceis de explicar, eles só vão gerar discussões. Dê preferência a dados numéricos, como produtividade, número de faltas e de atrasos ou qualquer outro fator que seja claramente entendido. Certamente, haverá perguntas. Prepare-se bem para respondê-las racionalmente, sem se alterar. Finda a reunião, não prolongue a agonia da equipe. Comunique a decisão aos escolhidos, individualmente, o mais rápido possível. E, sobretudo, faça o que estiver a seu alcance para conseguir algo extra para os dispensados, como a extensão do convênio médico.
Estou pensando em cursar Economia. É verdade que a área financeira está em alta? – P.Y.J.
Nem em alta nem em baixa. Essa é uma das áreas mais estáveis do mercado de trabalho, porque nenhuma empresa pode abrir mão de setores como Contas a Pagar, Contabilidade e Planejamento Financeiro. Em épocas de crise, como a atual, há áreas que ganham maior importância relativa dentro da empresa, e esse certamente deverá ser o caso de Finanças se a crise se estender. Mas o tamanho físico da área (isto é, o número de vagas) não deverá aumentar por causa disso.
Estudo Hotelaria... – W.G.
O número de perguntas que recebo sobre o ramo hoteleiro é bem grande. A principal dúvida dos leitores é sobre a formação. Um curso técnico é suficiente? Uma faculdade é desejável? Cursos complementares em nível de pós-graduação são recomendáveis? Para as funções técnicas (cozinheiro, garçom), a demanda vem suprindo razoavelmente a oferta. Mas a maioria das perguntas está vindo de pessoas interessadas em posições como organização de eventos, gestão e relações públicas. Aí a coisa complica, porque passa a existir uma concorrência com formandos em outras faculdades (Comunicação Social e Administração, por exemplo). Nesses casos, está valendo mais o networking que a formação específica.
Ao enviar o currículo por e-mail para empresas, o melhor é anexar como documento ou colocar os dados no próprio corpo do e-mail? – C.E.D.
É indiferente. Ao despachar um currículo não solicitado para alguém que não conhece você, as chances de que ele venha a ser lido são ínfimas. É melhor mandar antes um e-mail, perguntando se você poderia enviar um currículo para ser avaliado. Se houver uma resposta positiva, capriche numa mensagem explicando por que você quer trabalhar naquela empresa, e só nela.
Max Gehringer, na revista Época.
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15.12.08
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