29.12.08

Max responde (42)

Há dois anos, pedi demissão da empresa em que trabalhava, com o objetivo de me preparar para concursos públicos. Prestei quase 20, mas não obtive sucesso. Agora, estou retornando ao mercado de trabalho, mas não sei que resposta dar quando o entrevistador me pergunta por que fiquei dois anos sem emprego. – Julia

Responda a verdade, Julia. Você viu o serviço público como uma boa opção e se preparou o melhor que pôde, sacrificando inclusive seu emprego anterior. Mas não passou nos concursos, e agora decidiu dedicar o resto de sua vida profissional a uma carreira em uma boa empresa privada. Qualquer outra história que você inventar não vai se sustentar por mais de dois minutos se o entrevistador for competente.

Considero meu superior imediato um excelente modelo, tanto técnico quanto humano. Procuro me espelhar nele, mas meus colegas de trabalho entendem essa admiração como puxa-saquismo. O que estou fazendo de errado? – C. Augusto

Ter uma referência profissional é algo muito positivo. Mas mencioná-la constantemente não é. Provavelmente, além de absorver o que pode ser útil para sua carreira, você está também tecendo comentários públicos, tão elogiosos quanto desnecessários, sobre seu superior. Isso, definitivamente, soa mais como bajulação que como aprendizado. Ele não precisa disso, nem você.

Estou em busca de um headhunter que possa avaliar meu perfil... – Gladys

Headhunters não prestam esse serviço de assessoria individual, Gladys. Eles são profissionais contratados por empresas para localizar candidatos que preencham os requisitos de vagas específicas. Ou você está procurando um psicólogo, que possa lhe aplicar um teste vocacional, ou está procurando um coach, uma espécie de conselheiro que poderá orientá-la na carreira. A diferença é que um trabalho de coaching se estende por várias sessões (às vezes, por muitos meses), enquanto o teste é mais rápido – aplicação e avaliação.

Sou da paz. Não reclamo de nada, não discuto, procuro fazer o meu serviço bem-feito. Não sofro por causa disso, mas alguns colegas me dizem que, no futuro, vou me arrepender muito por ser tão “carneirinho”. – Waldson

No mundo, assim como no trabalho, sempre houve líderes e seguidores. Muitos dos seguidores têm a ambição de, um dia, também poder liderar, e perseguem esse objetivo. Outros já sentiram que não atingirão posições de liderança, e por isso se dedicam à crítica. São esses dois grupos, Waldson, que não entendem por que você não demonstra ambição ou não reclama. Principalmente a segunda turma, a dos que vêem defeito em tudo. Se você vive em paz consigo mesmo, dorme bem, acorda tranqüilo e bem-disposto, acredite: você é um privilegiado.

Tenho 21 anos e sou estudante. Qual é o momento certo para eu começar a procurar o primeiro emprego? – Luciane
Foi há três anos, Luciane.

Max Gehringer, na revista Época.

Leia +

Um comentário:

Leone Lacerda disse...

Caramba... com 21 anos perguntando qual o período pra procurar emprego... Eu diria que foi há 5 anos.

Blog Widget by LinkWithin