26.1.09

Não saia de casa sem ele

“Tudo é ousado para quem nada se atreve.”
Fernando Pessoa

Agora, para muitos era óbvio. Mas daqueles óbvios que levam tempo para serem considerados, respeitados e transformados em solução sob o formato de produto. Óbvio que se revelou de forma dramática através de pesquisas sem perguntas, apenas de observação. E que agora ganha consistência, densidade, intensidade, provocando mudança de hábitos e comportamentos. Que, aliás, já tinham acontecido, mas não se manifestavam; permaneciam escondidos e calados, muito especialmente no silêncio e no escuro das bolsas femininas, perdidos entre dezenas de outros apetrechos, papéis, chaves, cartões...

Começou de forma tímida e agora é definitivo: o papel higiênico de bolso – seco ou umedecido e de folha dupla – veio para ficar. Tudo começou antes da virada do milênio, nos EUA, quando durante pesquisas com mulheres, o entrevistador pediu para conhecer o que elas levavam em suas bolsas, e constatou que algumas, para se garantir, e não correrem o risco de se “ralar”, carregavam um pequeno rolinho de papel higiênico – o que usavam em suas casas. Em paralelo, e há muitos anos, a indústria de higiene já produzia os essenciais lencinhos umedecidos para os bebês – item obrigatório do kit básico das mães de primeira, segunda e todas as viagens. Junta o rolinho da bolsa com os lenços umedecidos e o papel higiênico de bolso/bolsa aterrissa no mercado.

Assim, e desde o ano passado, nas principais lojas de supermercados do País, ao lado dos tradicionais rolos, pequenas embalagens com 40 folhas individuais de papel higiênico – semelhantes a dos lenços de papel –, mais lenços umedecidos, e até mesmo protetores para assentos sanitários.

A pioneira, tanto em lenços umedecidos como em papel higiênico de bolsa, foi a Kimberly-Clark. Em 2007 lançou o Scott Prático – papel higiênico em pacotinhos com 40 unidades – e no ano passado, dando sequência ao programa de “up-grade” na categoria, e na condição de “first mover” e líder, também lançou toda uma linha de lenços umedecidos com a mesma marca de seus absorventes, Intimus.

Por tradição, por característica, por hábito, o novo caminho desse tipo de produto passa obrigatoriamente pela mulher. Muda o comportamento da mulher que, na sequência, estende para o homem e muda o comportamento de toda a família.

E para não perder a viagem e se apropriar de todo o novo território – para adultos – a Kimberley também comercializa uma linha de toalhas umedecidas, a Plenitud, no formato 20 por 26 cm, para banhos de emergência, e que já vem sendo adotada por hospitais nos cuidados com a higiene de seus pacientes, impedidos do banho convencional.

Um pouco mais de 100 anos depois do lançamento do primeiro produto descartável da história, a Gillette, os descartáveis inundam o mundo. A natureza que se cuide, e que as pessoas sejam responsáveis no descarte. Mas papel higiênico sempre foi descartável? É, mas agora, descartável e em doses individuais e umedecidas...

Francisco A. Madia, no Propaganda & Marketing.

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin